MTV Brasil

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Games: Proteção Extra

Varia Suit | Metroid | Nintendo | NES



Dizem que a melhor defesa é o ataque. Balela. A melhor defesa é ter alguma coisa que esteja separando a sua carne frágil de um machado, ou o seu crânio valioso de uma bala. Quem não tem invulnerabilidade, caça com armaduras.


Por isso, os games se empenharam, através dos anos, em montar um verdadeiro panteão de roupas que servem para proteger o usuário. Elas podem ser de alta tecnologia, místicas ou até mesmo primitivas, mas o importante é que elas garantam que a sua frágil existência se prolongue. Escolhemos as nove armaduras mais interessantes do mundo dos games.


Durante grande parte de “Mass Effect 2”, você enfrenta os Collectors, alienígenas meio insetos, meio humanóides, que são protegidos por uma carapaça resistente. Se você é insano, vai pensar: “Eu gostaria de trocar minha armadura espacial incrível por essa carapaça alienígena dos infernos”. Pra sua sorte, a BioWare sabe ler mentes e é insana e, como parte de pacotes de DLC, criou a Collector’s Armor, que confere benefícios à barra de vida e à velocidade de Shepard. Tudo feito com tecnologia Cerberus, então, não tem erro.


Você está em uma cidade submersa cheia de degenerados malucos que querem arrancar seu couro. O único jeito de ficar tranquilo é entrar em uma armadura de Big Daddy, um pesado escafandro revestido de placas de metal, aparentemente pesando o mesmo que um carro, e rodar pelos corredores como se nada estivesse acontecendo. Pensando bem, talvez seja por isso que “BioShock 2” não seja tão eficiente em causar desespero: no fim das contas, você está dentro do seu escafandro impenetrável.


A HEV Suit (Hazadous Environment Suit, ou traje de ambientes perigosos) tem tudo o que um cientista pode precisar no perigoso laboratório da Black Mesa: proteção contra eletricidade, radiação e... impactos? Que tipo de condições de trabalho será que essa empresa oferece? Além disso, o traje tem um sistema de injeção automática de morfina e, caso os sinais vitais fiquem baixos, uma suave voz feminina relembra que o usuário está no bico do corvo. Sério, o que a Black Mesa esperava de seus cientistas?


As armaduras dos Spartans são construídas como pequenas naves ao redor de seus corpos. Elas filtram e purificam o ar, trazem algum suporte de oxigênio e escudos de força. Elas também conferem força aumentada para o usuário, além da capacidade de pular bem alto. O nome vem do martelo de guerra usado pelo deus do trovão Thor, da mitologia nórdica. Os jogadores puderam experimentar o terror da vida fora da armadura em Halo 3: ODST, um game no qual o controle vai para soldados da tropa orbital humana. Alguns tiros bem dados e já era, adeus vida cruel.


A Nanosuit foi desenvolvida pelo exército para transformar o soldado no predador máximo e permitir que ele sobreviva a ambientes extremamente hostis. Com quatro modos ativos, a armadura pode conferir resistência, super força, super velocidade ou invisibilidade. O projeto é tão top de linha, tão secreto, que é possível vaporizar a armadura de algum outro soldado remotamente, para que ela não caia em mãos inimigas. Infelizmente isso vaporiza o soldado junto, mas faz parte.


A roupa de Old Snake em “Metal Gear Solid 4” não é apenas um elaborado colete a prova de balas que cobre todo seu corpo ou um suporte para seu equipamento. Talvez a melhor função da OctoCamo seja sua rede de câmeras e fibras óticas que permitem que Snake se camufle dinamicamente com o cenário que o cerca, uma coisa muito útil para um espião desse calibre.


Mario é um cara que não se importa muito com armaduras. Ele anda por aí com seu uniforme de encanador, pisando na cabeça dos inimigos, sem se preocupar muito. Mas com a Tanooki Suit, Mario se transforma em uma estátua de pedra invulnerável e ignorada pelos inimigos. A melhor armadura é aquela que protege, e essa aqui faz bem o trabalho, ainda que sacrificando a mobilidade.


Samus Aran não vai para a batalha sem sua famosa Power Suit, uma armadura com canhão acoplado capaz de virar uma bola. Até aí tudo bem. Mas na exploração de planetas – ramo que a mercenária se especializou – é comum achar cavernas profundas cheias de lava e, nessas situações, nada melhor que a Varia Suit, que protege a heroína do calor extremo. O engraçado é ver que Varia é uma tradução incorreta do japonês, de Baria Suit, ou Barrier, barreira. Seria bem mais simples de entender o que ela faz, já que não varia absolutamente nada em nenhuma circunstância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário