MTV Brasil

sábado, 26 de maio de 2012

ATRÊ "... mas não conta pra ninguém!"

" Você sabe guardar...Segredos? "


Na telinha, as Pretty Little Liars vivem numa paranoia por terem compartilhado informações íntimas entre si.
Elas são ameaçadas por mensagens anônimas aparentemente enviadas por uma amiga que desapareceu misteriosamente. Na vida real, também tá cheio de menina(o) que acaba vivendo um drama só por não saber guardar segredo! Se você também já caiu nessa roubada, é bom ficar ligado! Ter alguém com quem compartilhar nossas intimidades realmente nos deixa mais aliviados. Nessas horas, procuramos pessoas de quem gostamos para desabafar. Só que, assim como esperamos que a BFF (Best Friends Forever) guarde o nosso segredo, ela também espera que sejamos capazes de fechar a boca e não passar adiante aquilo que ela nos contou. Agora, você já se perguntou por que isso é tão difícil? "Quando você fica sabendo de um segredo, é natural querer compartilhá-lo, porque é como se isso mostrasse que você é especial, afinal, aquela pessoa confiou em você para guardá-lo" explica a psicóloga Olga Tessart.

Xiuuu... não conte a ninguém!

Ainda que seja normal sentir vontade de passar o baphão adiante, é bom pensar bem. Às vezes, o que parece ser uma coisa boba pra você pode complicar a vida de quem está envolvido. Foi isso o que rolou com a leitora Ingrid Gonçalves, de 14 anos, que descobriu que sua BFF estava saindo com um garoto comprometido. No início, ela ficou na dela, mas só até a amiga contar que eles tinham transado. "Abri o jogo com a ficante dele. Foi mais forte do que eu!", conta. Dá pra imaginar a confusão que Ingrid causou, né?De quebra, perdeu a BFF, que nem fala mais com ela. Já Tatiana, de 13 anos, conseguiu salvar a relação com a amiga. "Entrou um garoto na escola e minha BFF, que namorava, se interessou. Certo dia, em uma festa, os dois ficaram. Ela se arrependeu mas, no dia seguinte, encontrei o namorado dela e acabei contando tudo", diz Tati. O garoto acabou perdoando a namorada e ela ainda não sabe quem a entregou. Por isso a amizade continua.

boca fechada não entra mosca!


"Foi sem querer querendo..."
Existem momentos em que agente solar um segredo simplesmente porque não consegue formar uma opinião sem ouvir o que uma terceira pessoa acha. No caso da Renata Campos, de 13 anos, o babado foi o seguinte: sua melhor amiga descobriu que também gostava de garotas. E confiou o segredo à Renata, só que ela não aguentou. "Aquela informação foi muito forte, eu não sabia como agir dali com ela pra frente. Aí acabei dividindo o caso com dias pessoas, só que elas espalharam pra todo mundo", lembra. Quando a BFF descobriu, foi tirar satisfações. "Fiquei mal, mas pedi desculpas, contei como me sentia. Ela entendeu e voltou a confiar em mim. E eu aprendi a lição", garante. Já Laís Gomes, de 15 anos, se meteu em encrenca por pura distração. "Minha amiga estava afim de um garoto só que ela namora. Fomos a uma festa e ele estava lá. Em um determinado momento eu disse: 'Se toca, ele tá todo na sua!' A questão é que o namorado dela estava passando e ouviu", conta. Ele foi tirar satisfações com o tal garoto e rolou a maior confusão. Porém, a melhor amiga da Laís acabou aliviando a lado dela. E o final foi feliz pra todo mundo.




Dá pra fazer diferente...!


Ainda que algumas garotas consigam preservar a amizade depois de passar um segredo pra frente, é bom não bobear. Afinal, as chances de perder a BFF são grandes. E tem mais: se pensar um pouquinho em você e na dona do segredo, vai ver que sempre existe um jeito inteligente de resolver tudo. O importante é parar para pensar, em vez de agir no impulso. Foi essa a atitude de Larissa Moreira, de 16 anos. Ela descobriu que uma das suas melhores amigas tinha ficado com o namorado da outra. "Quando soube, fiquei mal. Senti que não queria trair a confiança de ninguém. Então abri o jogo e disse que não concordava em guardar o segredo. Avisei que eu contaria à outra amiga se ela não fizesse isso antes. Ela concordou, porque sabia que estava errada," lembra. "Abri o jogo com quem lhe contou é uma boa saída. A confiança é uma das coisas mais importantes numa amizade e não vale a pena estragá-la só por causa de uma fraqueza", aconselha a psicóloga Jussania Oliveira.   


"somos amigos não conte meu segredo"

Marcela Soares, 17 anos, também conseguiu pensar numa boa estratégia ao se deparar com um segredo daqueles! "Meu amigo engravidou uma garota e eles decidiram abortar. Ele dividiu isso comigo e, é claro, fiquei péssima. Na hora, senti vontade de falar com alguém. Mas não podia pisar na bola. Então, preferi procurá-lo e ficamos conversando por um tempão. Foi muito difícil, mas eu consegui esquecer tudo", diz. No fim, a Marcela até desabafou, mas sem complicar a vida do amigo. "Quando alguém nos conta algo importante, é natural que a gente precise partilhar, até para poder organizar melhor os pensamentos," diz Olga. Isso não significa que você precise contar para a escola inteira o babado, até se sentir aliviada. E o que a Marcela fez foi pra lá de inteligente. Ela procurou o autor do segredo e não envolveu mais ninguém. "Essa segunda conversa também ajudou o meu amigo, que conseguiu pensar um pouco melhor sobre a situação", diz Marcela. 

Revista: ATREVIDA
Por: Rita Trevisan e Louise Vernier

Nenhum comentário:

Postar um comentário