MTV Brasil

sábado, 21 de janeiro de 2012

A TENDÊNCIA GÓTICA NO DESFILE DE '' OUTONO/INVERNO 2012 '' NO SPFW !!!


tendência gótica está no ar. Reinaldo Lourenço, no seu desfile de outono-inverno 2012 no SPFW realizado na Faap, também entra nessa onda na forma da catedral de Notre-Dame, que comemora 850 anos em 2013. Mas rola um mix: bruxas urbanas, osagrado e o profanoVersace + Mugler + Reinaldo, uma fórmula que dá em desfile poderosíssimo mostrando que a sensualidade da mulher é uma força da natureza pagã – tentativas de contenção e repressão desse poder sexual podem acontecer, inclusive religiosas, mas são em vão. 

Mesmo em looks mais fechados, mesmo com o peso do veludo ou o brilho artificial do verniz, o corpo está ali embaixo, presente e arfante, assim como a atração irresistível que pode levar os homens à loucura, à guerra – a cigana Carmen e Helena de Tróia são apenas dois exemplos. E na moda, de fato: aestampa de vitral coloridíssima, os capuzes (chiquérrimos, e mais ousados quandoassimétricos), o contraste entre sedas e crepes leves com pele de peso bemquentinha, os vazados tipo janelas com martingales e botões de cristal (os mais fechados, como o de manga longa, são militaristas e fetichistas – o couro vermelho é quase sadomasô!). O desfile quase inteiro preto devolve a “cor” pro espaço central no coração dos fashionistas. Destaque também pras parcerias: as joias com Jack Vartanian com ágata preta, ônix e diamante negro; o sapato com a Shoes4you tipoDorothy de “O Mágico de Oz” (cristais vermelhos no cetim); a bolsa de Brunete Fraccaroli tipo relicário; e os esmaltes da Risqué. (Jorge Wakabara)

Ellus mostrou no SPFW uma coleção de outono-inverno 2012 inspirada nos piratas nórdicos, os vikings! O desfile teve direito até a uma miniorquestra – que ditou o ritmoda passarela. Com altas pitadas do heavy metal, a marca apostou no couro, no preto, nas luvas, além de rendados e metalizados. Quer ver o rock viking da Ellus? Clica na galeria!

sagrado e o profano dividiram a passarela de outono-inverno 2012 de Reinaldo Lourenço. O estilista se inspirou na catedral Notre Dame – assim como a Triton, já viu? -, que completa 850 anos em 2013, pra desenvolver uma coleção cheia detransparências, veludos, cristais e estampas recriando os famosos vitrais do cartão-postal de Paris.

estilo gótico da catedral de Notre-Dame em Paris foi apenas uma das referências desse desfile de outono-inverno 2012 cheio de grafismos arquitetônicos da Triton. Asestampas mais emblemáticas são a do começo, com arcos se referindo às abóbadas da arquitetura do local em amarelo, laranja e negro – espírito Versace total. 

Aliás, areleitura da Versace (em clima geek da Givenchy ou conjuntinho total da D&G) virou a nova referência mor nos desfiles brasileiros, e com resultados bem mais interessantes que o pradismo da temporada passada no que se refere a soluções criativas e universo imagético mais rico. 

Mais destaques da Triton: o conjuntinho estampado de look emochila, que ainda ganha uma bolsa de couro na mão (a menina Triton tem muita coisa pra carregar!); a saia-lápis de garota brincando de adulta usada de maneira muito charmosa com o chemise (a ponta da camisa aparece de leve lá em baixo, bem lolita); 

esse recorte da faixa lateral da calça que sobe e vira horizontal perto do cós (também apareceu no desfile de Pedro Lourenço); as lindas estampas lenço; os babadinhos, obasque estilizado, o plisado atrás que dão um charme novo a vestidos, calças e saias; o poá 3D do tricô; e finalmente o bordado em ondas no fim, très chic, très nouveau gothique. (Jorge Wakabara).


Nenhum comentário:

Postar um comentário